Retrospectiva: Filmes assistidos em 2017
Prosseguindo com minha mais nova
tradição, dei continuidade com a minha lista de entretenimento consumido no ano
de 2017. Três estão maiores e outra está menor por questões financeiras e
sentimentais.
Star Wars - Os Últimos Jedi |
Essa é a lista dos filmes; os que estão
marcados em vermelho são aqueles que mais
recomendo, o que não quer dizer que sejam os melhores filmes da lista, mas
aqueles que acredito que mereçam um destaque, saindo um pouco do óbvio. Os
breves comentários não são críticas propriamente ditas, são apenas breves
comentários (nesse ano eu escrevi bastante “flui”). Confira:
Janeiro |
1. A Noite dos Mortos-Vivos (EUA) - Não é difícil perceber que o filme estava muito
à frente do seu tempo na época em que foi lançado, portanto, é justamente por
isso que a obra do George A. Romero é tão importante para o cinema e para a
cultura popular mundial - 4/5;
2.
Aventureiros do Bairro Proibido – Por incrível que possa parecer, nunca
tinha visto o filme. Gostei bastante de como o John Carpenter brinca com os estereótipos,
não apenas chineses, mas também dos americanos e dos filmes de ação da época - 4/5;
3. I'm cyborg, but that's ok – O primeiro filme do Chan-Wook Park que tem
como foco principal na comédia, com variação entre gêneros mais moderada. A
trama, colorida e lúdica, fala sobre compreensão e aceitação dos próprios
demônios internos, mas também pode ser interpretado apenas como uma história
divertida de malucos - 4/5;
4. Tá Chovendo
Hambúrguer 2 – A
animação tem pouco hype, mas é melhor do que a grande maioria que apareceu no
cinema nos últimos anos. O filme sabe brincar muito bem com seus elementos e
consegue dar continuidade a história do original com ótimas piadas dentro de
uma história simples, mas muito bem executada -
4/5;
5. A Meia Noite
Levarei Sua Alma - Não esperava que o filme tivesse um discurso complexo sobre vida e
morte, e, principalmente, não estava esperando que o conteúdo fosse tão
interessante, achava que seria mais trash e menos dramático - 4/5;
6. A Mosca – Gostei bastante
da evolução gradativa de todo o arco do filme. Nada é acelerado, o drama é
desenvolvido aos poucos. Você sabe o que vai acontecer, pois é a sinopse do
filme, mas isso não lhe prepara para aquilo que o longa vai mostrar em tela - 5/5;
7. Eis os Delírios
do Mundo Conectado – O documentário tem uma linguagem interessante, mas por muitas vezes
acaba sendo um pouco prepotente e pedante, falando muito mais pela visão de seu
narrador do que da temática em si que está sendo abordada em cada um dos dez
capítulos - 3/5;
8. PIXO – Pixo é um
documentário excelente, com montagem no ponto perfeito para absorção de
informação de maneira não cansativa e maçante. A pichação é consequência de uma
realidade amarga, às vezes uma forma de expressão e outras vezes apenas
egocentrismo - 5/5;
9. Ong Bak –
Guerreiro Sagrado – O filme é do começo dos anos dois mil, mas o valor de produção
precário lembra um filme da década de oitenta. Porém, mesmo com limitações
claras de recursos, a direção sabe utilizar muito bem das habilidades marciais
de seu protagonista desenvolvendo um ótimo filme de porrada - 4/5;
10. Maidentrip – O documentário,
estrelado pelo então jovem Laura Dekker, é uma jornada de amadurecimento
invejável que não seria boa se fosse uma obra de ficção; ainda bem que é real,
pois assim eu posso oferecer minha panqueca para netuno - 5/5;
11. Amnésia - O filme foi
feito em uma época em que o Christopher Nolan se arriscava mais, e isso é muito
bom! A trama, que é simples em seu enredo, ganha força por causa da narrativa
quebrada e da estética adotada para contar essa história. Você não percebe o
tempo passando e, quando menos espera, o filme acabou - 3/5;
12. As Aventuras de
Pi – Os
efeitos especiais do início do filme são horrendos, mas depois a história entra
em um arco de genialidade do Ang Lee, que de vez em quando parece editar o seu
filme em um Power Point. Todavia, o filme é bem interessante e o resultado
final é bem positivo - 4/5.
13. O Ódio - La Haine é um
daqueles filmes fodas que transcendem o tempo e continuam assustadoramente
atuais - 5/5.
Fevereiro |
14. Ichimei (Harakiri) - Um filme de planos médios elegantes, com angulação estática e
movimentada apenas em momentos específicos. A história, refilmagem de um longa
de 1962, mostra um outro lado da vida dos samurais, não se concentrando apenas
em seus deveres, mas expondo os limites da honra e, principalmente, o caráter
individual de cada pessoa - 5/5;
15. O
Homem Que Ri – O longa, lançado em 1928, estava à frente do seu tempo, não
só pela densidade da trama, mas também pela rebeldia e sensualidade (e nudez)
da Josiane. Mesmo mudo, a história consegue ser bem dramática e intensa,
mostrando os reais motivos da obra ser um clássico - 4/5;
16. Clube de Compras Dallas – Um filme intimista
que desfruta de muitos planos fechados para destacar o sofrimento e, às vezes,
o bem-estar de seus personagens. Além do drama individual, podemos ver as angústias
coletiva de uma sociedade que até então não tinha o medo como a única certeza a
respeito da AIDS - 5/5;
17. A
Ilha do Medo – Em "Cabo do Medo" o Scorsese consegue transmitir um nível de tensão
única de perseguição ao combinar a trilha sonora com a atuação de seu elenco. O
mesmo êxito não é alcançado na Ilha do Medo, a trilha sonora se confunde dentro
de uma direção atrapalhada e sem identidade, resultando em um longa sem um bom
tom narrativo e muito longo para a história ao qual ele queria contar – 3/5;
18. A Bruxa – Elegante e de baixo orçamento, o
filme peca apenas em sua última cena, mas o breve momento não prejudica o todo
trabalhado anteriormente. Com atuações excelentes, das crianças ao elenco de
adultos, A Bruxa consegue se destacar magistralmente dentro de um gênero mais
do que saturado - 5/5;
19. Hunter × Hunter:
The Last Mission - Igualmente ao primeiro longa-metragem da série, o filme animado
mantém uma proposta episódica interessante, mas não necessariamente charmosa ao
ponto de você se importar muito com os novos vilões e com o desenvolvimento dos
demais personagens, como o Kurapika e o Leorio - 3/5;
20.
Desafio do Mar Profundo – James Cameron é um dos meus cineastas favoritos,
mas agora tive a oportunidade de conhecer o explorador. O documentário, bem
montado e com ótima trilha sonora, consegue passar muito bem o conflito dos
dois lados da mesma pessoa ao mesmo tempo em que mostra o incrível trabalho de
uma equipe de cientistas nas profundezas do mar através das câmeras do Deepsea Challenger -
5/5;
21. Gantz: O – Abandonei o
anime umas três vezes e nunca mais voltei a ver, mas mesmo assim tive interesse
em ver o filme em 3D. O longo preserva os mesmos defeitos da obra original,
personagens mal desenvolvidos e roteiro superficial, porém, também consegue ser
divertido e melhor do que a anime ao qual desisti de ver - 3/5.
22. Champs – Muito mais do
que um documentário sobre esportes, Champs mostra a realidade da sociedade,
especialmente norte-americana, onde jovens precisam usar da violência para
fugir da violência, mas isso não significa que eles estarão salvos no fim desse
processo - 5/5;
23. A
Chegada – Uma história que promete mais do que entrega, mas isso não é
necessariamente um problema, pois o conteúdo apresentado é muito bem trabalhado
através da excelente performance da Amy Adams - 4/5.
Março |
24.
Universidade Monstro – Bem localizado para o Brasil, e com profissionais de
qualidade atuando nas vozes dos personagens, o filme da Pixar só consegue ser
apenas uma história genérica e divertida sobre vida universitária, o fato de isso
acontecer no mundo dos monstros não faz a menor diferença - 2/5;
25. Trainspotting – Sem
Limites – Com uma
construção narrativa única, desfrutando de ótimos efeitos práticos para
demonstrar a psicodelia das suas personagens, o filme consegue estabelecer
muito bem uma linguagem divertida e perturbadora - 5/5;
26. Logan - Logan é uma mistura suculenta dos trabalhos
anteriores do James Mangold. Ele pega as partes boas do Wolverine - Imortal,
junta com o estilo western que ele fez em Os Indomáveis (3:10 to Yuma) e ainda
coloca aquele tempero gostoso de Johnny Cash (Johnny e June). E, como não
poderia ser diferente, temos o Hugh Jackman aprofundando, e até mesmo reinventando,
seu Logan da mesma maneira que o Sly fez com o Rocky em Creed. E ainda rola a
X-23 alimentando minha nostalgia de X-Men: Evolution, como se toda a essência
do filme, encerrando algo que começou a dezessete anos atrás, não fosse o
suficiente - ♥ 4/5;
27.
Nosferatu – Confesso que esperava mais desse clássico. O filme, mesmo para
o cinema mudo, não tem uma narrativa das mais agradáveis e não é tão impactante
quanto poderia ser para um filme de terror da sua época - 3/5;
28.
Trapaça – O filme é um trabalho de direção medíocre do Russell T. Devies. A
sua narrativa parece ter saído de uma novela genérica, sem expressão e, na
maioria das vezes, atrapalha diretamente o desempenho dos atores. A montagem só
não é pior do que a narração em OFF - 2/5;
29. O Lutador: Intimista, intenso e profundo, esse
é de longe o melhor trabalho do Darren Aronofsky. A maneira que o diretor escolhe contar essa
história, posicionando a câmera sempre atrás de seu protagonista debilitado,
corrobora para que o telespectador, mesmo sem ver o rosto de Mickey Rourke,
simpatize com o mesmo ao ponto de querer acompanhar sua trajetória - 5/5;
30. O que fazemos nas sombras: Não lembro de ter assistido esse filme - 5/5;
31 Tazza - Uma cartada
mortal: No começo o
estilo do filme parecia mais uma produção feita para TV; baixo orçamento e com
muitas cenas internas. Por causa disso demora um pouco para a história engatar,
mas depois de se envolver com os personagens e o enredo, a trama acaba se
consolidando em uma história divertida com boas doses de tensão dramática - 4/5;
32.
Kung-Fu Assassino: Um filme simples para passar o tempo. O longa é
limitado, mas tem seu charme ao utilizar da sua história para homenagear os
filmes clássicos de Kung-fu de Hong-Kong - 3/5;
33.
Código de Honra: Esse era um filme que estava apodrecendo na minha lista da
Netflix fazia um bom tempinho. O longa me surpreendeu, não só pela ótima
performance do Chris Evans, mas também pelo estilo de direção que é conduzida
no roteiro, deixado a história mais intimista e pessoal para o telespectador - 4/5;
34.
Frank: Frank é um filme de baixo orçamento que consegue reunir três grandes
atores dentro de uma trama divertida e melancólica. O longa acaba pecando um
pouco no equilíbrio dentro dessa proposta e, no fim, comete um grande erro em
mostrar algo desnecessário para o público - 4/5;
35. O Roubo da Taça: Filme muito
divertido que se destaca pelas atuações de todo o elenco. O longa só peca por
algumas escolhas infelizes de roteiro, como a narração em OFF, e pela falta de
ousadia da direção, que poderia ser mais criativa para brincar com as
excelentes atuações - 4/5;
36.
Animais Fantásticos e Onde Habitam: Lamentavelmente o filme não sabe o que
quer. A história tem bons momentos de tensão política e aventura, mas não há um
equilíbrio dentro dessa narrativa. A montagem é um pouco confusa, o que
prejudica o dinamismo e o ritmo das cenas, e, principalmente, a direção do
David Yates permanece medíocre - 3/5.
Abril |
37. Quase 18 – Adoro filmes sobre adolescência por
diversos motivos diferentes, especialmente quando a história tem uma abordagem
diferente das inúmeras histórias do gênero que saem anualmente. O destaque
desse é sua protagonista, Nadine (Hailee Steinfeld), que não fica presa a nenhum estereótipo e
proporciona diversas interações espontâneas com os demais personagens da trama
- 4/5;
38. Hacker – Hacker é um filme
confuso que não sabe o que quer fazer. O seu principal ponto fraco é a direção,
que não mantem uma boa linha da narrativa, mudando o estilo de filmagens entre
uma câmera de qualidade para uma câmera de celular de cinco anos atrás. Por
mais que ainda existe pontos interessantes, o estilo superficial de abordar
engenharia de computadores desconecta facilmente o telespectador da trama que
está sendo passada em tela - 2/5;
39. A
Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell – Um filme sobre um robô na puberdade (leia a
crítica completa AQUI) - 2/5;
40. O Mestre Invencível
- É curioso
o fato do alcoolismo só entrar na história depois de muitos acontecimentos. Um
ponto importante é que eu não esperava que o filme tivesse um estilo de comédia
pastelão. O orçamento é pequeno, então as cenas de ação ficam limitadas a um
espaço único, o que não prejudica muito porque os atores são todos legítimos
lutadores - 3/5;
41. Avatar – Um dos meus filmes favoritos e o
segundo que vi no cinema. Gosto bastante da maneira que o James Cameron
construiu esse mundo e seus conceitos dentro de uma estrutura simples de
roteiro muito bem executada - 5/5;
42. IBoy
- É irônico o fato de que um hacker habilidoso pode fazer a maioria das coisas
que o IBoy faz sem precisar de superpoderes... e provavelmente teria resolvido
a situação de maneira muito mais prática -
2/5;
43. Anjos Caídos (Fallen Angels) - Anjos Caídos é um
filme chinês de baixo orçamento que foca sua história em indivíduos
desajustados que apenas seguem com suas vidas por falta de opções e objetivos.
A dinâmica da história, focada em três pessoas que raramente interagem entre si,
é bem corajosa e inteligente, passando uma imersão intimista com planos
fechados que imerge o telespectador na história acompanhado de uma ótima trilha
sonora - 4/5;
44. De
volta para o futuro 2 – Um dos roteiros mais impressionantes que já vi em
um filme. Eles te fazem pensar que a história será apenas uma refilmagem do
anterior no futuro, mas poucos minutos depois o conceito de continuações
genéricas é transformado em um filme ágil cheio de reviravoltas - 5/5;
45. De
volta para o futuro 3 – Falta na terceira parte dessa jornada justamente o
charme que sobra no segundo filme. Tudo é previsível e repetitivo, o exato
oposto da segunda parte - 3/5;
46. Back
In Time - Documentário interessante, mas eu preferiria que fosse focado
especificamente na produção dos filmes - 4/5;
47.
Castelo de Areia – Roteiro fechadinho e interessante, mas a direção do
Fernando Coimbra, muito boa conduzindo os atores, deixa a desejar na exploração
do ambiente onde a história estava acontecendo - 3/5;
48. Bottom to the World – O filme tem uma
pegada bem interessante, misturando drama com suspense sobrenatural, mas no fim
não consegue segurar sua própria proposta. Gostei bastante do ritmo inicial e
da evolução da história nos dois primeiros arcos, porém, faltou surtar um pouco
mais ou equilibrar melhor a proposta de enredo - 3/5;
49. Nerve - Um Jogo Sem
Regras – O filme é
divertido e tem uma fotografia estilo neon que combina bastante com os aspectos
digitais e sociais de rede que a história quer passar. A dinâmica dos
protagonistas, Emma Roberts e Dave Franco, é a melhor parte do longa - 3/5;
50. O que é isso companheiro? - O cinema nacional
do final dos anos noventa e início dos anos dois mil foi um dos momentos mais
férteis da sétima arte brasileira. Além da narrativa intrigante, "O que é
Isso companheiro?" tem um dos melhores elencos já reunidos no cinema
nacional, e todos estão bem nos seus respectivos papéis - 5/5;
51. Tudo
por uma esmeralda – A melhor parte de rever um filme é você não lembrar que
o tinha assistido anteriormente. Eu me lembrava de poucos momentos, mas o resto
da história foi inédito. A direção e atuações são muito boas, da mesma maneira
que o roteiro descompromissado funciona muito bem. A heroína é surpreendente,
com um arco de história mais interessante do que muitos filmes modernos - 5/5.
Maio |
52. Sem
Escala – Um filme de ação bem conduzido é aquele em que a narrativa te
mantém acordado mesmo você estando com sono. Sem Escala, segunda parceria do
diretor espanhol Jaume
Collet-Serra com o Liam Neeson, é exatamente isso. Simples, bem desenvolvido e
empolgante - 4/5;
53. O Corvo – O legal de assistir filmes antigos e
perceber sua influência nos modernos. No caso de O Corvo, estrelado pelo
Brandon Lee, é sua semelhança com o Cavaleiro das Trevas do Christopher Nolan.
O estilo gótico é bem interessante e o personagem principal caricato de maneira
harmônica, funcional com a história, conduz bem toda a narrativa do longa - 4/5;
54.
Invasão Zumbi (Train to
Busan) - O filme coreano tem bastante da essência das obras do
George A. Romero, usando da infestação zumbi para dialogar sobre a condição
social local, que no caso é sobre a Coreia do Sul. A história fala muito da
ausência da paternidade, incompetência governamental, falsa sensação de
segurança dos militares, solidariedade entre o povo coreano e mais uma série de
pontos dramáticos que percorrem a trama. O filme também é bem conduzido,
sabendo usar bem o ambiente e o estilo de zumbi proposta para a história - 4/5;
55. THX 1138 – THX 1138 é um
filme corajoso, tem até umas ideias interessantes, mas peca muito em todos os
pontos possíveis da sua produção. O longa é ruim? Sim, mas não chega a agredir
o telespectador - 1/5;
56.
Encalhados - Péssimo título nacional, mas ótimo filme. A história tem um
ritmo bem interessante, principalmente pela simpática atuação da Keira Knightley.
Alguns pontos dramáticos não são bem desenvolvidos, porém isso não atrapalha a
história como um todo - 4/5;
57.
Faroeste Caboclo – Um filme com ideias interessante, mas não sai muito
disso. A história, em certos momentos, parece ser bem conduzida para uma trama
de gênero bacana, porém isso nunca acontece com o devido impacto necessário.
Faroeste Caboclo é um filme facilmente esquecível - 2/5;
58.
Guardiões da Galáxia Vol: 2 – A única coisa que o filme peca é no excesso
de comédia fora de tom, mas, diferente de Doutor Estranho, Guardiões sabe
aproveitar seus tempos dramáticos apresentando uma das histórias mais emotivas
desse universo no cinema. O vilão também é bem bacana, algo pouco usual nos
filmes da Marvel - 4/5;
59. Laerte-se – Um documentário muito
interessante, do conteúdo a sua montagem. Porém, por mais que a Laerte seja uma
pessoa maravilhosa para se acompanhar a vida e trajetória, senti falta, muita
falta, de um pouco mais de foco na sua jornada como artista - 4/5;
60. Blame
– Esse foi o meu primeiro contato com o mundo de Blame, a ambientação da
história é realmente muito interessante, mas os personagens apresentados nessa
história em específico não foram necessariamente bem desenvolvidos. A animação,
misturando o estilo já tradicional da Netflix de unir CGI ao estilo clássico
dos animes está bem melhor do que foi apresentado em Ajin e Knights of Sidonia
- 3/5;
61.
Agente 86 – O filme é surpreendentemente divertido! Porém, falta
personalidade na direção para deixar a narrativa com menos cara de produção
feita para TV - 3/5;
62.
Carros: Em primeira instância a história apresenta uma série de obviedades,
mas isso é desconstruído aos poucos até o final do filme. Entre pontos
positivos e negativos, Carros é uma experiência bem humana - 4/5.
Junho |
63. Um lugar qualquer - São poucos os diretores
que possuem personalidade e competência dramática da Sofia Coppola. Nesse
filme, abordando novamente a melancolia da solidão, a diretora tem uma
narrativa sonoro, com música ou total ausência de melodias, o que deixa a trama
mais densa e depressiva por mais que alguns personagens apareçam sorrindo – 4-5;
64. O
jovem tigre – O filme lhe vende o Jackie Chan, mas a história aborda outros
personagens, sendo o Jackie apenas um vilão coadjuvante. Porém, inesperadamente
o longa acaba falando sobre a China da sua época, criticando a influência da
mídia nos jovens e mostrando a falta de oportunidades, onde um homem formado na
universidade tem que dirigir um taxi para sobreviver - 3/5;
65. Aladdin – As músicas de Aladdin não são
necessariamente marcantes, o que é justamente o oposto dos seus personagens. A
qualidade da animação ainda impressiona ao misturar o estilo tradicional com
computação gráfica. Ao todo o roteiro nostálgico é mais complexo do que eu
esperava - 4/5;
66. Moonlight - Sobre a luz do luar – estrutura
simples dentro de um filme de baixo orçamento é bem utilizada ao enaltecer os
pontos mais fortes da trama: o drama e as atuações. O trabalho com os atores é
ótimo, pois é necessário reapresentar os personagens sem perder o carisma e
suas características mais marcantes - 5/5;
67. Jackie - Jackie é um filme sobre luto, melancólico e sem tempo para
sorrisos. A obra não chega a ser depressiva ou forçada para ser emocional, sua
narrativa é política e humana. O mais interessante é a atuação da Natalie
Portman, que chama muito a atenção pelo seu jeito de falar, deixando sua
performance mais impactante do que o seu trabalho em Cisne Negro - 4/5;
68. Demônio de Neon – Um filme sobre
rivalidade entre mulheres na indústria da moda disfarçado de crítica social
foda. Diálogos e narrativa ruins, fotografia mediada, direção prepotente sem
resultados eficientes e visual de um vídeo clip pop genérico. Por que eu
resolvi perder meu tempo com isso? - 1/5;
69. Mulher
Maravilha - Os dois primeiros atos da
Mulher Maravilha são tão bons que estou disposto em apagar da minha memória o
final horroroso - 4/5;
70.
Headshot – Com enredo simples e cenas de ação bem trabalhadas dentro da
limitação orçamentária do longa, Headshot mostra que o protagonista de Operação
Invasão e sua equipe de dublês têm muito o que mostrar no vindouro futuro dos
filmes de ação tailandeses - 3/5;
71. O Lobo Atrás da Porta – Uma pena que o
Fernando Coimbra não conseguiu reproduzir em castelo de Areia tudo o que ele
havia feito aqui. Gosto de como ele usa pequenos planos sequências para construir
uma história intensa da narrativa fluída, sendo criativo dentro do orçamento
baixo do filme. Destaco também a fotografia e as atuações, especialmente da
Leandra Leal, que deve ter integrado no longa a melhor performance da sua
carreira - 4/5;
72. Sr.
Fantástico – Eu sou, oficialmente, uma pessoa que não é fã do Kubrick. Sr.
Fantástico tem algumas ideias interessantes para uma sátira apocalíptica
militar, mas a execução está longe de ser divertida ou atraente mesmo possuindo
bons momentos - 2/5;
73. Grandes Olhos – Fugindo do seu lado gótico,
mas sabendo trabalhar o bizarro e o sombrio quando necessário, o Tim Burton faz
o seu melhor filme em anos. A direção de atores, falando especificamente dos
dois protagonistas, é fantástica, sabendo misturar sentimento e caricatura
durante toda a história - 4/5;
74. Sete minutos para meia-noite – J.A Bayona é um diretor
que sabe transpassar emoções e conduzir bem seus atores dentro da sua história.
Nesse filme, embalado por uma trilha sonora aventuresca e melancólica, a trama
se desenvolve de maneira envolvente e agridoce, transpassando sua alma de
maneira emblemática - 5/5;
75.
Cidade de Deus: 10 anos depois – Um momento não é uma vida - 4/5;
76. Okja – Agridoce, Okja apresenta dramaticidade com comédia dentro daquilo que
o cinema coreano consegue se destacar: mistura de gêneros. Joon-Ho Bong faz um
excelente trabalho de direção, sem se preocupar com planos ousamos, trabalhando
o simples junto a atuações excelentes de seu elenco - 4/5.
Julho |
77. Appleseed:
Ex-Machina - Não
esperava que o filme fosse tão bom. A trama tem seu grau de complexidade e
entrega sua história de maneira bem desenvolvida, com raras exceções para
momento onde a animação precisava extrapolar em algumas cenas de ação. O filme
é uma ótima visão para o universo do Masamune Shirow - 3/5;
78.
Operação Invasão 2 – Com orçamento maior, o diretor aproveita para fazer
experimentações mais artísticas e, às vezes, desnecessárias. Porém, a sequência
não repete o formato do primeiro filme, adicionando novos elementos dramáticos
e fazendo um ótimo trabalho nas cenas de ação - 4/5;
79. Fruitvale Station:
A Última Parada – O filme toca em pontos importantes de seus fatos abordados e por mais
que em alguns momentos a direção tome o partido do lado emocional, o enredo é
bem conduzido e impactante - 4/5;
80. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros – Terceira vez que
assisto ao filme, o que indica que gostei bastante do que foi feito nessa
história. Mesmo com um ou outro probleminha, o enredo flui muito bem e o
sadismo do Indominos Rex é adorável, um dos melhores vilões recentes do cinema
- 4/5;
81. Kong: A Ilha da
Caveira – Kong é
uma legitima história de aventura e descobrimento que eu não via no cinema há
muito tempo. Adoraria passar mais alguns minutos descobrindo os lados exóticos
da ilha da caveira e suas demais peculiaridades. Os personagens são interessantes,
mas faltou um pouco mais de detalhe na construção que os deixasse mais
característicos para a trama. Queria ter visto no cinema, mas a falta de
dinheiro não permitiu - 4/5;
82. Homem–Aranha: De volta ao lar – O filme é
basicamente focado no fato de que com grandes poderes vem grandes
responsabilidades, mas a frase não é repetida e não temos uma menção ao Tio
Ben. Esse aspecto é muito interessante por não ser maçante ao mesmo tempo que
preserva a essência do personagem. Os personagens, inclusive, se destacam muito
bem dentro de uma trama bem resolvida, sendo esses um dos melhores e mais
equilibrados filmes do MCU - 4/5;
83. O
cheiro do ralo – O cheiro do lado peca bastante na direção e trilha sonora,
dois pontos importantes que poderiam engrandecer as peculiaridades dessa
história. O filme é divertido, mas fica aquele sentimento de potencial
desperdiçado - 3/5;
84. Três é demais (Rushmore) - Três é demais é um
dos primeiros filmes de destaque do Wes Anderson. Lançado em meados da década
de noventa, o longa já mostrava algumas das peculiaridades que acompanhariam o
trabalho do diretor. Mesmo com sua técnica ainda crua, a sua narrativa já era
admirável nessa época - 5/5;
85. O
Artista – O artista conta uma ótima história muda, mas peca em não extrapolar
a transição entre o cinema falado e mudo, que poderia transpassar maior valor
narrativo para sua trama - 4/5;
86. Power
Rangers – Mal escrito, dirigido e montado. O filme, que em boa parte do
tempo passa um ar de vergonha alheia, só se salva por sua equipe de atores, que
se esforçam em fazer muito com pouco - 2/5;
87. Estúdio Ghibli – Reino de Sonhos e Loucura - Documentário
fascinante para os fãs do estúdio e para artistas. Muito bom acompanhar o dia a
dia do Miyazaki, uma pessoa peculiar que esbanja simplicidade nos pequenos
gestos da vida. Eu poderia passar horas e mais horas acompanhando o trabalho da
equipe de produção do estúdio - 5/5.
Agosto |
88.
Sabotage - É notável, não de hoje, que quando o David Ayer tem controle
sobre sua história, ela costuma fluir muito melhor. O filme peca em uns pontos,
montagem e roteiro, mas ao todo é bem divertido - 3/5;
89. Vidas ao Vento – Vidas ao vento mescla as
melhores qualidades da narrativa do Miyazaki, que mais uma vez combina
aventura, drama e violência de forma harmônica dentro da sua história. Esse é
um estilo único do diretor, que faz histórias adultas com um charminho infantil
- 5/5;
90. Bob Esponja: um
herói fora d'água - O trailer do filme entrega mais do que deveria, mas isso não
prejudica o entretenimento como um todo. O maior problema está no fato de que
se comparar com o primeiro longa, o segundo não apresenta um mar de cenas
marcantes e emblemáticas para os personagens - 3/5;
91. Christine, o carro
assassino – Gostei
bastante do estilo anos oitenta do filme e, principalmente, da reconhecível
pegada do Stephen King na maneira de conduzir uma história. A trama é bem
conduzida e a direção do John Carpenter soube trabalhar muito bem a identidade
da Christine - 4/5;
92.
Corrente do Mal – Com uma proposta muito interessante, Corrente do Mal
chegou a me lembrar de The Ring, O Chamado original. O drama sobrenatural com
toques de suspense tem uma maneira interessante de contar sua histórica, mas
peca em alguns pontos de roteiro e na criatividade da direção - 3/5;
93. Grave (Raw) - Estava querendo assistir ao
filme desde seu trailer. Raw é um filme simples, que brinca com sua trilha
sonoro para transpassar as tensões de seus personagens. A história consegue se
explicar por completo sem nenhum diálogo expositivo, sendo direta ao ponto de
maneira elegante, o que demonstram excelente trabalho de direção. As atuações
também estão ótimas - 4/5;
94. A
Assassina – Esperava mais do filme, maldita expectativa. A história é
interessante e a maneira encontrada para contar, dentro de uma produção de
orçamento moderado, poderia ser muito melhor se a direção tivesse mais
personalidade e qualidade - 2/5;
95. O Lugar Prometido
em Nossa Juventude – O Makoto Shinkai é um diretor muito interessante, especialmente no
visual de seus trabalhos. Nesse longa animado, de uma década atrás, é
perceptível alguns pontos positivos da sua técnica que ainda precisava ser
melhor apurada, especialmente no roteiro e na narrativa - 3/5;
96. Death
Note – Pulando toda parte do racismo,
Death Note é uma obra mal escrita, dirigida, fotografada e atuada. O filme
serve para comprovar que essa pseudo liberdade criativa da Netflix não passa de
uma grande falácia - 1/5;
97. Joshua: Adolescente Vs Superpotência - Joshua tem uma
história impressionante, mas é difícil acreditar que seus objetivos serão
alcançados nesse mundo de merda. A tendência é Hong-Kong ser engolida pela
China. Espero estar errado - 4/5;
98. Os
irmãos cara de pau - Comédia interessante e com um roteiro divertido, mas a
parte musical fica um pouco deslocado do restante da narrativa principal e
alguns cortes de cenas não são bons como deveriam - 4/5.
Setembro |
99. Merantau – O segundo filme
da carreira do Gareth Evans, e o primeiro em parceria com o Iko Uwais. Dentro
de uma trama simples, ele sabe trabalhar muito bem a ação dentro do ambiente,
utilizando planos diferentes dependendo do espaço, mas sem muita ousadia. O
charme está em trabalhar o baixo orçamento do filme dentro de uma boa narrativa
- 4/5;
100. Tracks – Tracks é uma jornada
de isolamento real, semelhante à da Laura Dekker em Maidentrip, mas no deserto
ao invés do mar. Aqui, ao invés do documentário, temos a adaptação do livro
homônimo escrito pela "Garota dos Camelos". Gostei bastante da
direção do filme, mostrando bastante o ambiente em torno da jornada conforme o
deserto vai engolindo tudo. Com exceção de um ou outro momento explicativo, o
filme flui muito bem ao entregar uma ótima história - 4/5;
101.
Anjos da Noite: Guerras de Sangue – Uma franquia de terror e ação B que
gosto muito por sua simplicidade. Esteticamente nascida de Matrix, a história
perdeu força nos últimos tempos, especialmente em seu terceiro e quarto filme.
Porém, no quinto, com uma boa direção da Anna Foerster proporcionada no
desenvolvimento narrativo da ação, o longa consegue se sustentar em uma
história divertida que se perde em seus momentos dramáticos - 3/5;
102. A
Escolha Perfeita 2 - É um problema quando a melhor cena no filme acontece
nos créditos, mas independente disso, a sequência do musical acapela
protagonizada pela Anna Kendrick não se sustenta como comédia ou musical.
Direção, roteiro e atuações também estão bem fracas, com exceção, dentro do
elenco principal, da Rebel Wilson e da Hailee Steinfeld. O som do filme mantém o mesmo problema do anterior:
falta o charme acústico de uma música acapela - 2/5;
103. The Runaways -
Garotas do Rock – O filme é interessante, mas o que precisa ser realmente destacado são
as atuações da Kristen Stewart, Dakota Fanning e Michael Shannon. O trio não só
entregou uma ótima performance como também trabalhou todos os trejeitos das
pessoas ao qual interpretavam - 4/5;
104. Crianças Lobo – Mais um trabalho espetacular
do Mamoru Hosoda,
mostrando mais uma vez o seu estilo urbano se fundindo com a natureza japonesa.
O destaque fica para seus principais personagens e para o estilo de narrativa,
que permanece profunda e acolhedora mesmo em cenas sem diálogos - 5/5;
105. A Criada – Sadismo, drama, comédia e toques
de terror dentro de uma narrativa dinâmica de planos variados. A Criada é o Park Chan-Wook
em sua melhor forma - 5/5;
106. Minions
– Em nível técnico, a animação é realmente muito boa. Porém, no quesito roteiro
e execução, Minions não tem personalidade o suficiente para sustentar uma
história protagonizada por coadjuvantes. Por mais que uma ou outra piada sejam
interessantes, o resultado final não alcança o real potencial da proposta
original - 2/5;
107. Shara – Shara é
um filme de baixo orçamento que retrata a melancolia do mundo suburbano do
Japão através de uma família local. Essa melancolia é refletida no conflito
entre tradição e modernidade, mostrada pelas relações e pelo ambiente. De forma
simples, a direção usa pequenos planos sequências que se conectam de forma
homogênea e despercebida. Simples e catártico no momento certo - 5/5;
108. Zona de Risco – O poder de fazer merda do ser
humano nunca pode ser subestimado por uma simpatia momentânea. Também apreciei
a pegada Silêncio dos Inocentes que o Chan Wook Park usou no filme - 5/5;
109. O estranho que nós amamos – Sofia Coppola
entrega um drama estruturado em terror elegante de baixo orçamento com cara de
filme A de Hollywood. História simples, boas atuações, roteiro inteligente e
direção perfeita, sem firulas e com uma ótima fotografia - 5/5;
110. Califórnia – Gostei bastante do trabalho de
direção da Marina Person. A condução da câmera, igual a história, é simples e
eficiente em sua proposta. As atuações são proporcionalmente boas, com exceção
de um ou outro ator. O único problema real é o figurante de coque samurai - 3/5.
Outubro |
111. 12 anos de
escravidão - Excelente
para assistir abraçado ao joelho e sofrendo em silêncio. Gosto bastante do
trabalho de direção do Steve McQueen, especialmente na condução das
performances dos atores - 5/5;
112. Frances Ha - Frances Ha narra
uma trajetória de vida pouco ortodoxa no cinema e na ficção como um todo. Ver
pessoas se fodendo e se adaptando ao cotidiano é totalmente relacionável a
maioria das vidas, e a maneira utilizada para contar essa história, sustentada
por um excelente roteiro recheado com ótimos diálogos, faz desse um filme
indispensável para a vida - 5/5;
113. Um toque de
pecado – Estruturado
em arcos contínuos, sem a necessidade de interromper suas narrativas, o filme
retrata diversas condições conflitivas da sociedade chinesa onde a violência
está longe de ser um pecado, está longe de ser o pecado verdadeiro. O filme
diverte ao mesmo tempo que sua história provoca reflexão, que com certeza deve
ser mais impactante para o povo chinês do que as pessoas ao redor do mundo - 5/5;
114. Assassins
Creed - Então
alguém pensou: e se o Michael Fassbender cantasse Crazy for feeling so lonely? -
2/5;
115. Bata antes de
entrar – A primeira
parte do filme é desconfortável ao ponto dos próprios atores estarem
desconfortáveis com suas falas. Porém, por incrível que pareça, o filme não é
apenas uma desculpa para mostrar os peitinhos da Ana de Armas, havia uma
história ali, uma pena que esqueceram de contar de uma maneira descente - 2/5;
116. Amores
Canibais – Sem ficar
enrolando nos pormenores, Amores Canibais introduz todo um universo sem
necessitar de diálogos para estabelecer um cenário e desenvolver seus
personagens. A direção é ousada, sabendo utilizar bem da sua fotografia e da
condução de seus atores em cena - 4/5;
117. Tokyo Idols - Documentário
interessante, menos abusivo do que pensei que poderia ao retratar uma cultura
muito peculiar, mas não profundo o suficiente ao retratar o status psicológico
dos envolvidos, apenas teorias e possibilidades, sem um profissional da área
discursando sobre a temática - 4/5;
118. Cara gente
branca – O pior do
filme foram as legendas da Netflix, um problema que não ocorre com download
ilegal. Fora isso, o longa é bem interessante, dinâmico, com um bom estilo
narrativo, mas não necessariamente arriscado. Devido a temática e a situação, o
filme poderia se arriscar um pouco mais em seu próprio estilo e,
principalmente, ser mais agressivo - 4/5;
119. Malévola - A história da bela
adormecida na visão da Malévola, praticamente uma releitura. Essa ideia, em
essência, não é boa, mas isso não é o pior do filme. A direção é sofrível e o
roteiro, com exceção da introdução, não sabe o que está fazendo. A maquiagem da
Angelina Jolie é o único acerto do longa - 1/5;
120. Meus 15 Anos - Essa é uma
daquelas histórias que já foram contadas várias vezes, mas igual ao cinema
norte-americano, sempre é possível mostrar outra perspectiva ou se aproveitar
das peculiaridades do seu protagonista. O filme falha em estabelecer parte da
sociedade em torno da protagonista, acerta no lado familiar, tem uma direção
simples e um roteiro com pontos falhos, mas não deixa de ser imersivo - 3/5;
Novembro |
121. Thor: Ragnarok - É impressionante
como tudo funciona. É o filme que tem mais ligações com o universo Marvel; é o
filme que melhor trabalha a essência dos deuses, mesmo deturpando a mitologia
nórdica; o filme une perfeitamente fantasia e ficção científica; o filme tem
muitos elementos de quadrinhos sem precisar fazer muitos fanservice; tem uma
puta vilã, perigo real e imediato; não é apenas o melhor filme do Thor, é um
dos melhores da Marvel - 4/5;
122. Corra – Esse é um filme
simples muito bem executado. O destaque principal é a produção de elenco, todos
bem destacados em suas respectivas atuações - 4/5;
123. Zootopia - Essa
Cidade é o Bicho – Um thriller animado sobre racismo e outros tipos de discriminação.
Engraçadinho, tenso e não trata o público como idiota. Excelente! - 5/5;
124. Moana: Um Mar de
Aventuras – Aguardei os
créditos para ver o nome da Natália Freitas - 5/5;
125. O Matador – A história e os
personagens são interessantes, mas a maneira escolhida para narrar o enredo foi
a pior possível. O início do filme é um muito perdido dentro da própria
estética, com créditos iniciais que lembram a abertura de uma série e mais
créditos após algumas cenas. Porém, o que é realmente incomodo é a narração em
OFF. Quando não há narrador a história flui, mas quando ele está presente,
continuar assistindo ao filme é sofrível - 2/5;
126. Encantada – Um filme
surpreendentemente divertido, especialmente a construção da relação de animação
e atores reais. Porém, o final deixa um pouco a desejar quando o musical fica
de lado para um drama comum - 3/5;
127. Vizinhos 2 – Gostei de como os
personagens foram desenvolvidos na continuação, não apenas repetindo a história
do primeiro. O filme tem ótimas sacadas, bons atores e uma história simples e
divertida. O que considero negativa é a direção, poderia ter menos cortes para
deixar as piadas mais fluídas - 4/5;
128. Batman VS
Superman – A Origem da Justiça - Versão Estendida – O filme melhora
bastante com o acréscimo de algumas cenas que deveriam estar na versão final.
Boa parte da história é melhor explicada e desenvolvida dessa forma, o que
valoriza o Superman e a Mulher-Maravilha. Porém, as partes que querem fazer
ligação com um enredo futuro não funcionam, o filme poderia ser muito melhor se
a Warner não atrapalhasse o trabalho do Snyder - 4/5;
129. Liga da
Justiça - A Warner estragou
esse daqui também, mas o conteúdo base se manteve proporcionando dois ótimos
primeiros arcos de história. Viradinha de olho se tornou uma das minhas cenas
favoritas dos filmes de super-heróis. Porém, a trilha sonora é detestável e os
pontos de comédia adicionais são desnecessários - 3/5;
130. Um olhar do paraíso:
Demorei
aproximadamente seis anos ou mais para assistir esse filme porque o DVD estava
com problema na metade. Enfim, após muitos anos pude rever a interessante
primeira parte da história, uma boa direção por parte do Peter Jackson e uma
boa atuação por parte da ainda jovem e fofinha Saoirse Ronan. A história flui
bem quando o enredo não tenta filosofar muito e a narração em OFF atrapalha um
pouco a dinâmica, mas no fim o filme não desagrada - 3/5;
131. Dias Selvagens
(Days of Being Wild) - Mais um filme que vejo do Kar-Wai Wong, mesmo diretor de Anjos
Caídos. O interesse dele por uma fotografia esverdeada para retratar o marasmo
da vida de seus personagens aparece como uma constante em seus trabalhos. Gosto
de como ele mostra a superficialidade entre relacionamento através da
mediocridade das pessoas, de como essas relações são falhas e apenas suportes
da vã existência de cada um - 3/5;
132. Amor à flor da pele
- Além do
seu verde tradicional, Kar-Wai Wong também utiliza bastante de vermelho,
laranja e amarelo. Essas cores passam um ar maior de sexualidade entre dois
amantes casados que não se relacionam. O filme é melancólico e consegue
expressar bem o conflito entre os protagonistas que encontram um no outro a
companhia que não possuem com os seus verdadeiros conjugues. A Luisa Clasen
fala um pouco do contexto do filme no início desse vídeo - 4/5.
Dezembro |
133. 2046 – Os Segredos
do Amor – O último
filme da trilogia não oficial do Kar-Wai Wong mantem a paleta verde, mas dessa
vez destacando as pessoas que estão estagnadas em um ciclo de relações que não
vai a lugar nenhum. Quando as cores mudam, para tons derivados do vermelho e
amarelo, os personagens conseguem seguir em frente contra a própria melancolia
ou aprendem a se relacionar melhor com os outros. Os planos deslocados também são
interessantes por mostrar esse lado negativo da sociedade chinesa - 4/5;
134. Acima das nuvens – Um filme
metalinguístico que constrói muito bem a relação do passado e futuro da arte,
tratando a relação de entretenimento com filosofia artística de maneira
elegante e divertida. A essência do filme se encontra nas excelentes performances
da Juliette Binoche e da Kristen Stewart - 5/5;
135. O gosto da
vingança - Pensei
que seria um drama com toques de thriller, mas o filme é uma ação clássica
conduzida por seu protagonista. O filme tem um enredo estiloso, trabalhando bem
a estética dos acontecimentos ao mesmo tempo que a história é conduzida de uma
forma simples e eficiente - 4/5;
136. Your Name
(Kimi no na wa) - O filme tem um sério problema de roteiro que afeta o desenvolvimento
do enredo. Esse problema está relacionado ao maneirismo de animes padrão,
daqueles descartáveis feitos para TV. No começo a história parece estar
quebrada, com uma abertura e encerramento musical. Porém, a narrativa se
estabiliza após os trinta minutos iniciais entregando um bom filme - 4/5;
137. A Colina Escarlate
– Muito
interessante, principalmente pelos cenários e ambientação como um todo, mas é
uma pena que o clima gótico não tenha sido utilizado da melhor maneira
possível. O Del Toro tem um potencial muito maior, no entanto, o filme me
aparentou ser muito simplório para suas possibilidades - 3/5;
138. Fragmentado – Elementos
narrativos simples extremamente bem executados - 5/5;
139. Star Wars – Os
últimos Jedi – Ignorando
dois probleminhas de continuísmo, gosto bastante do fato do filme se arriscar
em um roteiro fora do padrão dos grandes blockbusters. Em uma comparação com o
episódio VII, o episódio VIII é melhor escrito enquanto o anterior é melhor
dirigido, o texto melhor elaborado da sequência me apetece mais - 4/5;
140. Entre Abelhas
– O maior
potencial do filme também é seu ponto fraco: o diretor e seu protagonista. Os
dois são muito bons em seus respectivos talentos, mas os maneirismos
recorrentes de seus trabalhos acabam prejudicando o desenvolvimento da trama e
deixando tudo muito comum ou ruim, como a cena do desaparecimento no carro.
Além disso, deixo minha ressalva negativa para o Porchat e a Lancellotti por
não saberem pintar uma parede - 3/5;
141. Bright – O filme não é
bom, mas também não é ruim. Quando a história foca na especialidade do David
Ayer, que é a boa e velha picuinha entre policiais, o enredo flui de forma
interessante. Porém, quando a narrativa entre nas frescurinhas do Max Landis,
tudo desanda de forma trágica. Ademais, no Brasil o filme deveria ser chamado
de Iluminado e as legendas da Netflix estavam bem esquisitas - 2/5;
142. O Senhor dos Anéis:
A Sociedade do Anel – Assistido de forma não intencional, picotado e com
comerciais, o filme aqueceu meu coração e me salvou em um dia natalino - 5/5;
143. Personal Shopper –
Diretor e uma das protagonistas de Acima das Nuvens retomam parceria em
uma trama com toques de terror sobrenatural. O trabalho de direção sutil
combinado com uma atuação também sutil da Kristen proporciona cenas bem
intensas, sem precisar de muitos arrodeios a dupla entrega mais um excelente
trabalho – 5/5;
144. Samaritana – Samaritana impressiona pela sua evolução de enredo, que à primeira vista se apresenta de modo simplista, mas que acaba se transformado em um drama violento e sutil, retratando as relações dos personagens de maneira elegante – 4/5;
145. Os Terroristas – Uma história de encontros e desencontros que dialoga com a China. Especificamente Taipei, dos anos oitenta. É interessante acompanhar a vida dos personagens, suas escolhas e as consequências que os fazem seguir em frente. Não é o melhor filme do gênero, mas também não é o menos interessante - 3/5.
Comentários
Postar um comentário