5 Centímetros Por Segundo e a fragilidade de nossas relações

5 Centímetros Por Segundo
Sabe aquele filme que você demora para assistir, mas que no fim assiste e se surpreende com o estilo narrativo do enredo? Então, esse é o meu sentimento ao terminar de ver a breve uma hora do longa animado de 5 Centímetros Por Segundo.

Em primeira instância pensei acompanhar uma história de amor, mas o cerne da trama, das três histórias contadas, não é um romance propriamente dito.  5 Centímetros Por Segundo é apresentado como a velocidade que a flor de cerejeira atinge o solo, uma singela alegoria de como as pessoas se afastam uma das outras a curtas distâncias em breves períodos de tempo.

A cada segundo são somados mais cinco centímetros de distância da pessoa amada da mesma maneira que uma pétala se desgarra do galho até chegar ao chão.

Separações e afastamentos estão presentes na vida de qualquer pessoa; porém, quando a temática é abordada em uma trama, é muito mais comum que essa separação ocorra por uma briga ou pelo falecimento de um indivíduo de uma dupla ou grupo.

A separação é forçada, portanto, você tem que seguir em frente.

Entretanto, no mundo real você tem que seguir em frente mesmo com as pessoas ainda do seu lado. Às vezes isso ocorre pela banalidade resultante de uma mudança de casa ou pelo reles afastamento de meio de convívio, como estar em uma sala em um ano e cair em outra turma no outro ano letivo estudantil. E, ainda às vezes, você tem que aceitar que a pessoa ao seu lado lhe faz mal, então é necessário a manter o mais distante possível.

No caso de 5 Centímetros Por Segundo, a fragilidade de nossas relações é mostrada pelo afastamento de pessoas que realmente gostam umas das outras; cada uma a sua maneira, obviamente.

Haverá um momento sutil em nossas vidas em que a cada segundo ocorrerá um afastamento da pessoa que amamos, de cinco centímetros ou mais. As nossas relações são mais frágeis do que pensamos, até mesmo as mais duradouras.

No fim é preciso aceitar que isso acontece; quer você queira ou não; quer você perceba ou não.

5 Centímetros Por Segundo, que está disponível na Netflix, é uma obra dirigida por Makoto Shinkai que reúne uma série de três contos sobre a distância.

Comentários